sexta-feira, 4 de abril de 2014

Filme que vi recentemente

Um filme que vi recentemente foi A RAPARIGA COM BRINCO DE PEROLA

Sinopse do filme a rapariga com brinco de perola= A história fala de uma moça holandesa camponesa, Griet. Seu pai é um ex-pintor de cerâmica que agora está cego. A moça é forçada a deixar sua casa e ir trabalhar como empregada doméstica em uma casa na cidade devido a aparentes dificuldades financeiras pelas quais sua família estava passando. Chegando na casa, Griet aprende os deveres do cotidiano com outra empregada que já trabalha lá há mais tempo, conhece a família - ríspida e egoísta, o que se reflete no modo de tratamento da mulher de Vermeer com os empregados ou mesmo o das crianças - e recebe normas novas, como não dirigir a palavra a patroa a menos que esta pergunte-lhe algo. O retrato desta família do século XVII/XVIII européia mostra claramente a diferença das classes sociais na Europa e a mente fechada e mesquinha da elite, mas enfim, trate-se apenas do foco da matéria (estética).
Griet fora muito bem criada, por isso era muito esperta, inteligente, de gênio forte e delicada. Possuía a pele bem clara e traços finos e discretos, era bela. Ao limpar o sótão, começa a observar a obra de seu patrão, Vermeer, artista Barroco, famoso por retratar na maioria de suas obras o cotidiano, simplesmente, e na maioria das vezes o das mulheres. Era sustentado pelo mecenato e recebia encomendas especias, além de ter reproduzido outros poucos temas em seus quadros. Certo dia, Vermeer vê Griet limpando uma das vidraças de seu ateliê e se interessa pela composição. Com o tempo, começa a ensinar alguns conceitos da arte, e Griet o compreende muito bem. Chega inclusive um momento em que ela o ajuda na montagem da pintura, quando Griet percebe que certo quadro ficaria melhor sem a cadeira ao lado da manequim. O artista ensina sua empregada a preparar a tinta, moer, misturar com o óleo, fala das cores, dos tons, ensina que o mundo não é pastel, e que uma única cor se decompõe em várias outras, como é o caso das nuvens, ou dos vestidos. Há um clima de romance no ar, embora nenhum dos dois tomem partido a favor, dadas as circunstâncias e aos princípios da camponesa.
Em sua próxima encomenda, Vermeer irá pintar sua empregada moça, a pedido do Mecenas. Há de se destacar o modo como as encomendas geralmente se deram durante o decorrer do filme. A sogra do pintor, que também mora na mesma casa, propõe um jantar especial e convida o mecenas, seja para mostrar a estréia de quadros ou outras ocasiões especiais, como o nascimento de mais um neto. Durante o jantar a conversa se direciona a partir de interjeições e indiretas ao assunto “nova encomenda”, onde o mecenas pode aceitar as sugestões de pintura ou simplesmente revelar que já está com um quadro em andamento de outro pintor.
Este novo quadro encomendado exige extremo sigilo, já que a esposa do pintor é extremamente ciumenta e possessiva. Ambos, Griet e Vermeer, encontram-se no ateliê em horários estratégicos para comporem a pintura. O artista, com o decorrer de seu trabalho, logo nota que falta algo no quadro, falta algum ponto de brilho. Vendo sua esposa em sua sala, pede para que ela vista suas pérolas, brincos, para que ele possa olhar. Ela, toda contente, as veste, e logo em seguida Vermeer comenta a triangulação dos postos de brilho com Griet, o que deixa sua mulher bastante irritada. O pintor agora quer que Griet use o brinco de pérolas para o quadro, mas ela, porém, não possui furos nas orelhas. Em uma semana na qual a patroa estará fora, a mãe dela, sogra do pintor, fala a empregada que vá logo furar as orelhas, já que a família precisava muito do dinheiro da encomenda, e entrega a Griet os brincos de pérolas de sua filha. Vermeer fura a orelha de Griet, a pedido dela mesma, e então terminam o quadro.
Ao voltar, a dona dos brincos pede pra ver o quadro, tendo ouvido sobre o real pedido da encomenda. Chora por a empregada ter usado seus brincos de pérola escandalosamente e a manda que saia da casa. Griet então pega suas coisas e vai embora. Já e outra casa, provavelmente morando com o açougueiro, quem a havia pedido em casamento, praticamente, e com quem já namoricava desde que começara a trabalhar com os Vermeer, ela recebe um embrulho pelo “correio”. Ao abrir, vê os brincos de pérola. Aparece o quadro real, Moça com Brinco de Pérola, na tela do filme, e fica por alguns instantes, antes que comecem os créditos. A pintura é linda e intrigante, já que não retrata a beleza clássica e idealizada, mas algo mais comum, e por isso, belo. Nota-se um forte contraste claro/escuro, isto é, luzes e sombras, característico do movimento artístico ao qual o pintor está incluso, o Barroco, e as cores predominantes são o azul, vermelho e dourado, o que não é aleatório. O uso de tais cores está conexo ao período, onde houve um contato maior com o oriente, a china em especial, onde estas cores eram tradição, sendo traduzidas na Europa como requinte e quebra com a última Escola.

Minha nota do filme de 1 a 5 é de 5estrelas!! É um filme com uma história muito interessante,eu gostei muito de ter visto este filme!! Beijinhos e mais novidades em breve aqui no mundo da carolina!! Fiquem com deus e excelente fim-de-semana!!





15 comentários:

  1. Eu já ouvi falar desse filme, mas nunca assisti, vou tentar ver assim que puder :)
    Bom fim de semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Parece ser um filme bem interessante e ainda mostra costumes de uma época. Ainda não assisti, mas quem sabe um dia eu assista. Um bom final de semana.

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  3. Oi querida, fique com vontade de ver!!
    Tenha uma ótima semana!!

    ResponderEliminar
  4. Eu vi esse filme há algum tempo. É inesquecível!
    Te desejo uma semana maravilhosa! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi, mas parece ser ótimo!
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderEliminar
  6. Já fiquei com vontade de ver depois que vi esse contexto histórico <3 Sou apaixonada por essa época, ainda mais na história europeia haha
    Coloquei na minha lista pra baixar.

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Tive a sorte de ver este quadro do Vermeer bem de perto, e ano e pouco depois assisti a este filme muito rico em reconstituição de época. Ótima dica de filme.
    Uma linda semana para você!
    Bj.

    ResponderEliminar
  8. BOM DIA
    AGORA FIQUEI EM UMA CURIOSIDADE SÓ....SEM FALAR QUE AMO FILMES DE ÉPOCA

    ResponderEliminar
  9. Carolina, vim retribuir o carinho de sua visita, anotei o nome do filme, irei conferir, abraços e tenhas uma linda semana!

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia e gostei!!!
    Por aqui...ponho a leitura em dia! Bj

    ResponderEliminar
  11. Tem tantas curiosidades que não conhecemos da arte,
    gosto muito.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Olá Carolina,

    Sua ótima resenha e o trailer do filme me inspiraram a vê-lo. Vou procurá-lo na locadora. O quadro é uma das obras-primas de Vermeer e já tive ocasião de observá-lo pela internet.
    Espero que tudo esteja bem com sua avó. Quando a saudade apertar vá até o lar fazer-lhe um afago e mostrar a ela o seu carinho e saudade. Será importante para ela.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha ouvido falar no filme. Boa review :)

    http://mykindofjoy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Já vi esse filme, é muito bom!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderEliminar
  15. oi Carol

    Ainda não vi esse filme, fiquei muito contente com sua visita no meu blog.
    Estou seguindo aqui, me segue tb.

    bjokas =)

    http://meusegredosbell.blogspot.com.br

    ResponderEliminar